Featured Post

Modelos de Cartas de Apresentação

Você está à procura de emprego e de repente descobre que, justamente aquele anúncio pelo qual se interessou pede que seja enviada uma carta de apresentação junto com o currículo. E agora, o que fazer?

Redigir uma carta de apresentação é mais fácil do que você imagina. A carta de apresentação serve, principalmente, para currículos enviados pelo correio, quando há necessidade de informar a pretensão salarial. Cabe também para apresentar o profissional - no caso de uma indicação, por exemplo. Seguem alguns modelos de Cartas de Apresentação :


Modelo 1
Prezado(a) Senhor(a),
De acordo com a indicação do Sr. João da Silva, envio meu currículo para apreciação.
Há cinco anos atuo na área de divulgação e markerting da empresa Ramos&Associados, desenvolvendo trabalhos de consultoria na área educacional e também na organização de eventos em diversos segmentos empresariais.
Neste momento, busco uma efetivação no mercado, visando o desenvolvimento de um trabalho objetivo e gerador de resultados, de forma a possibilitar crescimento qualitativo e quantitativo para os envolvidos.
Agradeço a atenção e coloco-me ao inteiro dispor para contato pessoal.

Modelo 2
Prezados Senhores,
Em busca de nova proposta de trabalho na área Administrativo-Financeira, apresento-lhes meu currículo anexo.
Entre minhas características básicas encontram-se: adaptabilidade, bom humor, dinamismo, responsabilidades, perfeccionismo, auto-exigência, dedicação ao trabalho e bom relacionamento em geral.
Informo ainda que estou disponível para viagens, de acordo com a necessidade da organização.
No aguardo de contato de sua parte, coloco-me à disposição para prestar-lhes mais esclarecimentos.
Atenciosamente,

Modelo 3
Prezados Senhores,
Estou à procura de novos desafios profissionais na área de Recursos Humanos e acredito que sua empresa possa ter interesse por minhas qualificações.
Sou graduada em Comunicação Social e História, com pós-graduação em Administração. Atuo na área de Recursos Humanos há nove anos, com destaque para o desenvolvimento e coordenação de atividades de treinamento, tendo inclusive obtido a certificação ISO-9001.
Envio anexo o meu currículo para fazer parte de seu banco de dados e coloco-me à disposição para uma entrevista pessoal, quando poderei fornecer mais informações sobre minha experiência profissional.
Cordialmente,

Modelo 4
Dr. Augusto Valente
Diretor
Interforma Assessoria Empresarial Ltda.
Av. Luis Alcântara, 768 - sala 56 São Paulo - SP
Prezado Dr. Augusto,
Sou executivo de Assuntos Corporativos e Comunicação Empresarial com carreira em escritórios de advocacia e no Banco Banespa, onde adquiri sólida experiência em relações com a imprensa, clientes, órgãos de defesa do consumidor, gestão de produtos, suporte a desenvolvimento de agências e postos de serviços, análise de concorrência, formação e liderança de equipes, interface entre banco e empresas seguradoras e de cartões de crédito e áreas administrativas. Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais, tenho pós- graduação em Jornalismo.
Visando posições em empresas suas clientes, encaminho meu currículo e estarei à sua disposição para um contato pessoal e informações adicionais sobre minha carreira
Atenciosamente,

Comentários

Anônimo disse…
Essa carta de apresentação mim ajudou muito obrigado
Anônimo disse…
Também me ajudou muito, obrigada.
Anônimo disse…
obrigado pela ajuda
Anônimo disse…
Pessoal...cuidado com os erros de português...não é MIM e sim ME ajudou...
Abçs..
Anônimo disse…
Pessoal...cuidado com os erros de português...não é MIM e sim ME ajudou...
Abçs..
Anônimo disse…
Pessoal...cuidado com os erros de português...não é MIM e sim ME ajudou...
Abçs..
Anônimo disse…
Boa tarde..
Procura uma carta de apresentação modelo, para quem procura o primeiro emprego na area secretariado/administrativo.
Será que me podem ajudar.
Meu mail: laidinha.16@hotmail.com

obrigada
Anônimo disse…
não ajudou em nada!
Anônimo disse…
grave , os americanos não toleram erros no inglês soa ruim e doi os ouvidos ... alguns brasileiros, preguicosos sequer aprendem falar a propria lingua.

Cuidado pessoal... isso eh decisivo para uma eliminação.
Anônimo disse…
Antes de ofender, certifique-se de que escreveu corretamente, assim evita provar do próprio veneno..."preguiçoso"
Anônimo disse…
Ola...de fato esse blog eh muito bom para aqueles que procuram se apresentar da melhor forma possivel em um novo emprego. Agora, a carta de apresentacao deve ser assim como esta no modelo: pequena? Ou pode-se estende-la mais?

Obrigada!
Anônimo disse…
O que é uma Carta de Apresentação?

Trata-se de uma carta simples e breve, escrita à mão ou por computador, que se faz acompanhar de um CV, quando enviada a responder a um anúncio de emprego.
Muitas vezes se diz que a Carta de Apresentação é também uma Carta de Motivação, uma vez explicita as motivações do candidato ao candidatar-se a determinada oferta de emprego.

O seu objectivo consiste, genericamente, em apresentar o candidato ao empregador. Contudo, serve também o propósito de comunicar os motivos que considera serem pertinentes para fundamentar por que deveria ser a pessoa escolhida para a função a que se candidata.

Deverá conter os elementos essenciais:
Identificação: nome, morada, contacto telefónico;
Indicar a referência e a data do anúncio da oferta de trabalho;
Função a que se candidata;
Referência ao currículo enviado em anexo (quando enviada por e-mail);
Alusão às características pessoais e competências relevantes para a função a que se candidata; e
Terminar a carta, manifestando disponibilidade para uma entrevista, apresentando cumprimentos e assinando (digitalmente).
Cuidados a ter com a apresentação da carta de apresentação:

Versão tradicional:

Ser breve: dois ou três parágrafos são suficientes para apresentar o assunto;
Ser formal: o candidato deve dirigir-se ao potencial empregador obedecendo às formalidades da sua posição, recorrendo às fórmulas de tratamento, apresentação e despedida que se adeqúem;
Ser simples: a melhor forma de passar uma mensagem de apresentação passa pelas frases claras que recorram a formas gramaticais simples;
Estar correctamente redigida: os erros gramaticais e ortográficos devem ser sempre evitados sob pena de a candidatura ser desvalorizada significativamente;
Ser singular: deve ser diferente e personalizada para cada candidatura;

Versão alternativa:
Dependendo da função e empresa a que se candidata, deverá adaptar a forma e conteúdo da sua carta de apresentação/motivação;
Existem situações, como aquelas referentes às candidaturas a funções do âmbito das profissões “criativas” (ex: Marketing, Fotografia, Web Design), em que é valorizada a expressão criativa e, por isso, mais apelativa e original, de apresentação da candidatura; e
Como tal, deverá tentar perceber se a empresa à qual se candidata está receptiva a uma carta de apresentação original. Para isso, deverá tentar avaliar o sector em que se insere, a imagem que transmite no mercado, e o anúncio da oferta de emprego.
Unknown disse…
Nossaaaaa...erro grave hein! MIM ajudou...caraca! Ainda bem que a carta ajudou, por que senão...xiii
Anônimo disse…
Receeeeeeeba, este comentário!
Anônimo disse…
Muito bons modelos de carta.
Obrigada.
Anônimo disse…
muito bom
Anônimo disse…
muito bom estes modelos de cartas de apresentação
Anônimo disse…
muito "bons modelos de carta."
É FODA!rsrs
Anônimo disse…
se vocês se acham bons o bastante para corrigir o erro dos outros, porque perdem seu tempo procurando um modelo de apresentação auxiliá-los?
Anônimo disse…
eu nunca fiz esse tipo de carta por no momento não ter trabalhado de carteira assinada,portanto é meu 1°emprego e essa empresa está me pedindo como devo fazer não sei por onde começar me ajude.
Renata disse…
Marcos,
Muito obrigada pelas dicas. Foram verdadeiramente muito válidas! Me ajudaram demais!
Super abraço,
Renata
Anônimo disse…
cocordo plenamente com o "anônimo", dia 22/10
Anônimo disse…
Nossa o pessoal aqui se preocupa bastante com outros né??!!
Bia Branker disse…
Muito boa a iniciativa de criar este blog, a matéria e o comentário do anônimo no dia 7 de setembro.
Obrigada!
Wagner Gautério disse…
Parabéns! Pessoas como você fazem a diferença!
Cesar Augusto disse…
Realmente a carta de apresentação é uma ferramenta extremamente eficiênte para a conquista de um emprego, ótima matéria.
Capixaba disse…
dicas leagais , seu blog é muito util. parabens pelo seu trabalho.
mobileandandroid.blogspot.com
Anônimo disse…
Olá , seus modelos de apresentação estão me ajudando muito Obrigada
Valéria Camargo
Anônimo disse…
Trabalho na área de comunicação corporativa e tenho algo a contribuir: não acho, realmente, que o uso de termos como "prezados senhores" e verbos colocados da maneira "apresento-lhes" seja adequado. Sei que era assim que nos comunicávamos antigamente, mas hoje esse tipo de linguagem me soa completamente velho e desnecessário. Hoje as relações são diretas e claras, e formalidade com certeza deixou de ser um ponto valioso... pelo contrário... muitas vezes parece cópia de textos ultrapassados e soa exagerado.
Anônimo disse…
Pessoal, em questão dos erros português/gramaticais, acredito que caiba a cada um que "surrupia", "afana", a devida correção. Já deixaram a ideia, não custa melhorar!!!
Anônimo disse…
tá legau galera show de bola no rolé valeu pá chu chu. já estou trabalhando valeu mesmo
Anônimo disse…
é assim mesmo uns querendo ser melhor do que os outros porque não ajuda? e sim só criticar
Anônimo disse…
Se vocês reparassem como escrevem quando "postam" aqui os comentários, não me admiro nada que nem consigam chegar a fase da entrevista.
Tenham cuidado como falam e muito mais como escrevem.
Dêem importância aos pronomes; "me", "eles", "nós", "vós". Vejam se deve estar antes ou depois dos verbos.

Abraços
Anônimo disse…
Obrigado ajudou bastante,
Anônimo disse…
Prezados,
Estou à procura de novos desafios profissionais na área Financeira e acredito que sua empresa possa ter interesse por minhas qualificações.
Sou graduada em Comércio Exterior e concluindo pós-graduação em Administração de Empresas na Faculdade XYZ.
Atuo desde 2005 na área financeira de grandes corporações como ABC e DEF, contribuindo em diversas atividades operacionais e estratégicas.
Agradeço a oportunidade em participar do processo seletivo.
Anônimo disse…
SIM!Me ajudou bastante,em alguns detalhes de minha carta..Obrigada..!
Anônimo disse…
Eu gostaria de saber o que quer dizer o nome da carta de apresentação.
Unknown disse…
Parabéns!gostei da matéria.Ela me deu suporte e estou empregada.
Obrigada,obrigada e obrigada
Camila disse…
Eiiii,gente nao sei de quando foi esses comentarios mais que barraco hein?Kkkkkkkk...Olha ja dei uma olhada nas cartas e gostei bastante.To cursando primeiro periodo ainda na fac. ja indo para o segundo e preciso de um modelo de carta.Obrigada...
Camila disse…
Eiiiii,é impresao minha ou aconteceu um bate boca aqui?Rssrsrsrs...Bom sou univercitara e to no segundo periodo de administracao,to precisando muuuito de um modelo e achei esses otimos,obrigada
Camila disse…
Eiiiii,é impresao minha ou aconteceu um bate boca aqui?Rssrsrsrs...Bom sou univercitara e to no segundo periodo de administracao,to precisando muuuito de um modelo e achei esses otimos,obrigada
Anônimo disse…
Quem disser que o material não o ajudou, analise bem;

1) Se chegaram até a entrevista é porque a carta serviu e, se não foi convocado é porque o problema é você;

2) Se não foi chamado para a entrevista, analise seu CV, ele é você de forma descrita, seu perfil não era o que a empresa precisava ou havia um candidato melhor qualificado.
Anônimo disse…
Parabéns ,eu utilizei e deu certo, realmente o empregador dar atenção ao currículo.
Anônimo disse…
vai tomar no cú, todos que se acham suficientemente bons com suas escritas, e não respeitam os erros dos outros... Se acha fodão? Vai dar aula para o ensino fundamental então seu merda. Aqui todos buscam dicas e não criticas de pessoas que nem levantam o rabo do pc, e referente aos moderadores do site, valeu pela iniciativa.
pablo disse…
Lendo os comentários,acredito que as dicas foram postas para ajudar, realmente temos que ter qualidade com e como escrevemos, para sermos convocados para uma entrevista de emprego. Boa sorte a todos
Anônimo disse…
Olá.

Espero que ME ajude também.

Obrigada.
Anônimo disse…
obrigada pela carta, adorei!
Meu Deus!!!! que coisa feia um desrespeitando o outro......
Gostei dos modelos, valeu!!!
Sula disse…
- Olá pessoal, estou com uma dúvida:
Gostaria de saber se eu posso incluir a carta apresentação na mesma folha do curriculum.
Obrigada
Anônimo disse…
Nossa que falta de respeito, se criticaram o seu erro é só levar em consideração e não errar mais, não precisa desse debate ridículo que vc está querendo.E vc que critica tenha mais censo, critica de forma esducada sem irônia.
Hila Lacerda disse…
Ótimos modelos!
Daniel disse…
boa noite!
quero fazer uma proposta de reformulação no serviço prestado por um restaurante japones, tais com atendimento noturno, delivery, como vc poderia me ajudar?
desde já obrigado por sua atenção!
Daniel disse…
boa noite!
quero fazer uma proposta de reformulação no serviço prestado por um restaurante japones, tais com atendimento noturno, delivery, como vc poderia me ajudar?
desde já obrigado por sua atenção!
Edleuza disse…
A "Anônimo", que deu orientações sobre Carta de Apresentação:

Parabéns. Você focalizou o tema da postagem, em si, dando uma valiosa contribuição aos leitores. Atitude ótima, positiva, construtiva! Adorei.

Um abraço.
Ale disse…
Gostaria de saber se "carta de intenções" para participar de um processo seletivo é o mesmo que "carta de apresentação"?
Pesquisei na internet e percebi que carta de intenções serve mais para concorrer a uma vaga de mestrado ou pós-graduação. Até mesmo para firmar acordos entre empresas, mas a seleção que participo, socilitou carta de intenções. Podes me ajudar?
Florentino disse…
estou assustado com tanta grosseria, nao vejo necessidade disso uma vez tratar-se apenas de modelos, acho um desrespeito às pessoas, se nao gostou nao precisa ofender, simplesmente desconsidere o modelo e parta para sua propria escrita. achei os modelos otimos, satisfaz as necessidade de quem precisa. parabens
Anônimo disse…
Eu gstaria de agradecer a força do site um muito obrigado de coraçao perdi toda minha familia porem ganhei outra estou trabalhando novamente abraços do anonimo encorajado por vcs.
Marcia disse…
Como é o modelo de carta em que outra pessoa te apresenta para uma vaga de pós graduação?
FELIPE F MAIA disse…
Áquele que postou "e vocês se acham bons o bastante para corrigir o erro dos outros, porque perdem seu tempo procurando um modelo de apresentação auxiliá-los?" ...

O verbo auxilià-los, absteve todo o sentido da frase, deixanda sem nexo. Que infelicidade em defender as pecadores da lingua portuguesa ... hahaha! O correto seria escrever "auxilía-los, com acento agudo na letra i e não na a. kkkkkkkkkk!
Anônimo disse…
Que papo ruim, hein? Cada um que tenta corrigir o jeito de escrever do outro enche as suas próprias frases de erros de ortográficos ou gramaticais.. affff....
Cabral disse…
Sempre existe alguém para ajudar sem custo, mas as pessoas colocam isso como obrigação de quem fez e prefere pagar para empresas que te enganam do começo até o fim, ficando desempregado um bom tempo mesmo com a ajuda de empresas especializadas em RH.
Os modelos estão ótimos!!!
PARABÉNS!
Anônimo disse…
Otimo carta viu..
Aprecio muito o seu jeito de expressar seu ponto de vista de forma profissional e centalizada....
Bom trabalho...
Hello disse…
Antonimo, vc esta de parabens pelo seu comportamento, espero que vc esteja empregado já, pois tem demonstrado que esta realmente precisando de um emprego, mais um vez parabéns.
Anônimo disse…
Anonimo, parabens pelo seu comportamento, vc realmente precisa de um emprego, e vai conseguir.
Boa tarde

Quero agradecer pela iniciativa. Gostei dos modelos, creio que me ajudarão a formular a minha carta de apresentação.

Lola.
Anônimo disse…
Putreca irmãozada!! Essa parada de portuges é froida hein!! Potz!! Po ja ta filé a bagassa só troquei os nomi!

VLWWW!
J. Sousa disse…
obrigada

candidatei me a um emprego numa empresa na Suécia a que eu escolhi foi a de DR.Augusto
neste caso foi DR.
e deu resultado

deve se ter cuidado como se trata as pessoas os outro países da UE dão muita importância aos títulos...
Anônimo disse…
Parabéns,me ajudou bastante!
Anônimo disse…
Realmente estamos a cada dia nos atualizando e chegamos ao ponto de pedir em um simples cadastro carta de apresentação . Essas sugestões são realmente mui importante para destaque dos outros, agradeço a ajuda
Anônimo disse…
São bem interessantes estas cartas de apresentação, hj.mesmo usei um dos modelos.
Muitíssimo obrigado.
Anônimo disse…
nao me ajudou.....!
Anônimo disse…
CARACA VÉI!
SUPINPA ESSA PARADA!
AJUDA MIM EM MUITO!
MIM AGORA PODE TRABLHAR NA CIDADE GRANDE!
MIM É HOMI GRANDE!
Anônimo disse…
Olá pessoal,achei bem interessante todos os comentários,mas serei franca,os erros de português existem,mas também existem os erros de digitação,na hora de escrevermos,acabamos utilizando a pressa,eu mesma ao escrever este texto,me peguei digitando letras a mais, ou a menos,por ter pressa ao digitar.Fica a dica,leitura diária é importante,de preferência material impresso,do tipo jornais e revistas que não sejam de fofocas ou novelas. Ok. Um abraço à todos.
ANTONIO disse…
ESSES MODELOS DE CARTA DE APRESENTAÇÃO SAO ÓTIMOSME AJUDARAM MUITO.
Fabby Olimi disse…
"Mim ajudou"????? Mas, o português não está ajudando em nada! kkkkkkkk
Fabby Olimi disse…
"Mim ajudou"???? Mas o português não está ajudando em nada! kkkkkkk
Anônimo disse…
MIM ajudou foi péssimo. Será que ajudou mesmo? HAHAHAHHAHAHAA
Anônimo disse…
nao me ajudou em nada!!!!!!!!!!!!!
Anônimo disse…
nao ajudou em nada.
Priscilla disse…
Parabéns pelo site , ótima iniciativa! É bom perceber que há mais pessoas preocupadas com ortografia do que interessadas em criar discussão. Aos desavisados, "senso" e "censo" não são a mesma palavra e "auxiliá-los" é a forma correta de conjugar o verbo. Espero que essas dicas contribuam para que vocês atinjam seus objetivos. Lembrem-se que a ortografia também é fator de decisão de aprovados para um cargo. Se ainda não conseguiu um emprego, procure aceitar essas críticas e melhorar seu português, ao invés dde criar discussão.
Anônimo disse…
Na moral vcs podem reparar q todos q tentaram corrigir os erros da galera erraram tbm... Kkk Fala sério o foco é a carta de apresentação e ñ o debate de ortográfia.
Anônimo disse…
"mim" ajudou? Vai ficar desempregado!
Anônimo disse…
Parabéns pela iniciativa!!!
Ótimo material!
Anônimo disse…
Boa tarde,
procuro uma carta de apresentação para a área de informatica, se alguém puder me ajudar...
desde já agradeço,
luiz.gano@hotmail.com
Unknown disse…
e empresionante como as pessoas decaidas em um mundinho ñ vêm, as coisas com clareza, escrever bem e uma coisa e preparar seu curriculo e outra, eu ñ sou bom em me concertar quando escrevo, mais vejo erro dos outros, meu curriculo ñ e bom mais posso me apresentar melhor....

a carta ajuda sim, mais algumas pessoas axa qe ñ...

batalhem encista convertam um ñ em uma oportunidade ñ desanimem...

abraços a todos e boa sorte...


alexs juan, belem pará

juanocker@hotmail.com
Unknown disse…
e empresionante como as pessoas decaidas em um mundinho ñ vêm, as coisas com clareza, escrever bem e uma coisa e preparar seu curriculo e outra, eu ñ sou bom em me concertar quando escrevo, mais vejo erro dos outros, meu curriculo ñ e bom mais posso me apresentar melhor....

a carta ajuda sim, mais algumas pessoas axa qe ñ...

batalhem encista convertam um ñ em uma oportunidade ñ desanimem...

abraços a todos e boa sorte...


alexs juan, belem pará

juanocker@hotmail.com
Anônimo disse…
adorei bastante, é verdadeiramente uma grande ajuda. obrigado
Anônimo disse…
mim????

Aprende a escrever primeiro, depois tenta fazer uma carta de apresentação ou até para conseguir um emprego bom!!

Essa carta de apresentação "mim" ajudou muito.. tá loco, só com isso você perde a vaga!!
Desculpe, mas é por isso que o brasil não vai pra frente!
Anônimo disse…
huum muito bom gostei muito viu me ajudou bastate
Anônimo disse…
Me ajudou muito obrigado!!!!
Anônimo disse…
gostei das cartas me fez esclarecer melhor as minhas duvidas.
Joãozinho disse…
Mim é foda né índio!
Anônimo disse…
sempre ha gente boa disposta ajudarem os outros,
valeu gente boa
Anônimo disse…
Mim ajudo dimaix! Serah qui vão mi xamar?
torção por euzinho! to pressizando! Copiei e soh mudei o nome e uns errinhos di portugueis qui achei no modelo.
Anônimo disse…
ta mim ajudando muito
Anônimo disse…
Aulas de português também poderiam te ajudar muito!
Anônimo disse…
Gente antes de apontarem e olhar os erros dod outros lembre-se tire o arqueiro do teu olho. Agradeco a rodos
Anônimo disse…
parabens...
Anônimo disse…
Ola! colega, poderia você contribuir com um alguns exemplos de apresentação onde a linhagem seja mais adequada para os dias de hoje, acredito que todos aqui ficariam agradecidos.
Anônimo disse…
Gostaria de ajuda para enviar uma carta de apresentação pelo Linkedin.
Funciona assim: Tenho um amigo no Linkedin e vou enviar para ele uma carta de apresentação solicitando que ele me apresente para Gerentes de RH de determinadas empresas, se ele concordar em me apresentar essa mesma carta de apresentação será visualizada pelos Gerentes de RH.
Grata
Unknown disse…
Agradeço o auxilio com os modelos de carta.
Tens uma boa colocação de palavras, isso é importante!
Abraços...
Anônimo disse…
MIM , não conjuga verbo !!! no caso " me ajudou muito "
Anônimo disse…
Valeu pela ajuda e desculpem pelos maus educados!!!
Anônimo disse…
Povo inguinorante hein! Aonde já ceviu!!!!
Anônimo disse…
rsrsr Tem razão!!
Impossível não reparar!! rsr
Anônimo disse…
Quando estamos com a alma amargurada, só conseguimos absorver o pior que a vida nos dá.
quero agradecer pois me ajudou muito esses modelos de carta.
Anônimo disse…
não acredito que vá te ajudar muito enquanto você escrever mim fez alguma coisa... Ctrl c Ctrl v não vai adiantar de muita coisa!
Anônimo disse…
oi
Anônimo disse…
Olá pessoal.

Um pequeno erro desses está causando todo esse transtorno,sugiro que os casadores destas chateações reflitam sobre o conteúdo mencionado abaixo:

As empresas hoje procuram profissionais que saibam conviver em harmonia com os demais, que por sua vez compõem a equipe de trabalho,e acima de tudo tenham bom relacionamento interpessoal, que entendam que TODOS juntos conseguiram alcançar o objetivo da empresa.
Então cuidado que com as atitudes,não adianta enfeitar curriculum,procuram orientações sobre como fazer carta de apresentação e blá blá blá, existem coisas que são muito sem dúvidas muito mais importante .... EDUCAÇÃO e RESPEITO.

Abraço e boa sorte.
JULIO RODRIGUES disse…
VALEU PESSOAL, MUITO OBRIGADO, ME AJUDOU MUITO. SENÃO SERVIU NESSE COM CERTEZA APRENDI ALGO À MAIS.
Anônimo disse…
mim ajudou é osso né amigo!!!
Anônimo disse…
Mim quer Carta de Apresentação... 'ÍNDIO' huhu haha huhu haha
Maluco...volta pra escola....
Anônimo disse…
"Será que me podem ajudar", foi osso também...

O correto é " Será que vocês podem me ajudar ? "
Unknown disse…
kkkkkkkkkkk MIM anonymous TARZAN detected
Unknown disse…
nossa!!! MIM kkkkk TARZAN detected.
Anônimo disse…
Ler um livro te ajudaria mais!
Dany disse…
Adorei as dicas , as cartas aqui apresentadas são de grande utilidade, mas refente aos comentários sobre gramática , basta apenas quem critica estudar um pouco mais e vera que ninguém fala errado , veja : a linguá falada tem mais de 1 milhão de anos enquanto a escrita tem apenas 10 mil , é normal os falantes adaptarem a escrita ao modo que falam , colocar como erro o que não se aplica a gramatica tradicional é uma forma preconceituosa de encarar o fato .
Lembrando é claro que em uma entrevista ou ao digitar um currículo devemos nos ater a estas regras , pois é assim que a sociedade exige que sejamos para que nos encaixemos no mercado de trabalho obrigada.
Anônimo disse…
Gente, quando a crítica ou a correção é construtiva, deve-se agradecer e não ser intolerante, sejamos humildes, DEUS nos fez à sua imagem e semelhança, devemos HONRÁ-LO, por favor... DEUS abençoe mais ainda a todos...
Anônimo disse…
não
Anônimo disse…
mim ajudou tbm! hehe
Anônimo disse…
mim ajudou?
Unknown disse…
Uma carta de apresentação deve ter: qualificações profissionais e não características pessoais.
Unknown disse…
Uma carta de apresentação deve ter: qualificações profissionais e não características pessoais.
Anônimo disse…
Gostei muito da iniciativa do site.
Ajudou-me bastante...

Quanto aos erros de gramática, só tenho a lhes dizer "aquele que 'pensa' que não erra e não 'aceita' o erro dos outros...deveria estudar mais e criticar menos."
#ficaadica
Anônimo disse…
so lamento por você
Anônimo disse…
Pois é amigo, por esse motivo estou aqui para ajuda-lo.
*preguiçosos
*própria
*língua
*isso é
Roberto Navarro disse…
10 dicas para fazer uma carta de apresentação
por Camila Micheletti
Você está à procura de emprego e de repente descobre que, justamente aquele anúncio pelo qual se interessou pede que seja enviada uma carta de apresentação junto com o currículo. E agora, o que fazer?
Redigir uma carta de apresentação é mais fácil do que aparenta. É só seguir algumas regras básicas para não se perder no meio do caminho:
1. A carta de apresentação serve, principalmente, para currículos enviados pelo correio, quando há necessidade de informar a pretensão salarial. Cabe também para apresentar o profissional - no caso de uma indicação, por exemplo.
2. Coloque sempre o nome e o cargo da pessoa - ou o departamento - para quem você vai enviar a carta.
3. Ao contrário do currículo, que não deve ser assinado, na carta deve ter sua assinatura no final.
4. A primeira impressão sempre é a que fica. Portanto, tenha atenção redobrada para o vocabulário e o tom que você vai adotar no texto.
5. Não esqueça de colocar o nome da empresa (tenha certeza de que ele está correto). Isso mostra que você sabe com quem está falando.
6. Redija a carta colocando características profissionais e pessoais que façam com que o leitor o considere para a posição pretendida.
7. Não mencione aspectos negativos ou que não tenham relação com o cargo.
8. Antes de enviar a carta, leia-a diversas vezes para evitar erros gramaticais e certifique-se de que as informações foram colocadas em uma ordem lógica.
9. A carta não pode passar de uma página e deve ser redigida em A4 ou papel-carta de boa qualidade.
10. O papel deve ser branco ou de cor suave. Não use papéis muito chamativos, pois eles destroem a sobriedade da carta.
De acordo com Alessandra Luchini Perez, consultora da seção Executivos da Career Center, a carta de apresentação é "o espaço que você tem para fazer seu marketing pessoal, mostrar quem é você, ressaltar suas experiências e qualidades que podem fazer a diferença na empresa".
Unknown disse…
Estes modelos me ajudaram muito. Parabéns! Obrigada!
Anônimo disse…
mim ajudou, nossa, precisa de mais ajuda
Anônimo disse…
Seu comentário 'mim' garante que você com certeza conseguiu a vaga de emprego pela qual almejava.
Ana Patricia disse…
E lsso mesmo temos k ser verdadeiros.... Beijos
Anônimo disse…
Meu deus, pq não vão tomar conta das suas vidas e deixem o rapaz em paz ? ._.
Anônimo disse…
kkk duvido!
Anônimo disse…
"mim" não faz nada o tarzan. Me ajudou....
Anônimo disse…
Kkkkkk quanta ignorância com a língua portuguesa. kkkkk
Dowglasz disse…
Esse blog é muito perigoso. Tire o que você puder aproveitar (se encontrar alguma coisa) mas evite deixar qualquer coisa aqui: tudo será convertido contra você sempre que possível.

Felizmente eu já sou vacinado, pra mim isto é um hábito e uma característica pela qual eu já sou reconhecido.

É sempre desejável que a... "pessoa" conheça o próprio idioma nativo antes de tentar dizer que conhece outro. Porém, consideremos que o Português é um dos idiomas mais difíceis devido à sua extensa gramática - e o Inglês é um dos mais fáceis, exatamente pela gramática curta deixando todo o aprendizado depender do vocabulário. E os próprios brasileiros, que não sabem falar muito menos escrever em Português, são provas vivas, cabais e incontestáveis desse fato histórico, social, político e religioso.

Tendo isto em mente e um bom emprego em vista, finjam ou admitam que não sabem falar Português, aprendam Inglês e limitem-se a isso (suas condições intelectuais limitadas).

A propósito, certifiquem-se de não ter grandes ambições profissionais também, afim de não frustrarem-se demais. Afinal, pessoas com condições intelectuais tão limitadas só estão sendo admitidas no mercado de trabalho (para funções "menores") como forma de economizar tanto nos impostos quanto nos salários.
Anônimo disse…
Tinha que ajudar mesmo né, pq se escrevesse MIM AJUDOU nunca seria contratado (a) :)
Keyjlah disse…
Muito obrigada! Ajudou muito!
Nossa que briguinha em galera...
Apenas vim fazer uma pesquisa para meu namorado que é técnico de logística, sou graduada em pedagogia e já participei de inúmeras entrevista sei o quanto a carta de apresentação é importante mas lembrando apenas no e-mail não coloque ele no fim do currículo.
Quanta briga desnecessária...
Vim aqui crtl c Ctrl v, uma carta para o meu namorado, sou graduada em pedagogia e sei o quanto a carta de apresentação pode ajudar, lembrando que apenas no e-mail nada de colocar no final do currículo.
Nossa que briguinha em galera...
Apenas vim fazer uma pesquisa para meu namorado que é técnico de logística, sou graduada em pedagogia e já participei de inúmeras entrevista sei o quanto a carta de apresentação é importante mas lembrando apenas no e-mail não coloque ele no fim do currículo.
Unknown disse…
MIM NAO FAZER NADA, MIM SER INDIO DO TUPO GUARAI

RAL!
Anônimo disse…
Eu gostei muito da iniciativa do moderadores do site em publicar
os modelos de carta de apresentação, quanto aos erros devem sim ser apontados porem de forma educada e cordial.
Espero obter resultados com o uso do segundo modelo.
Aos moderadores, quero dizer que estou muito agradecido.
Anônimo disse…
Nossa que falta de respeito ! :O
Gostei dos modelos! Obrigada.
Anônimo disse…
Pessoas sem Educação!!!!! acho que cada um deve cuidar do seu erro...
Unknown disse…
Obrigado ! Usarei com satisfação os modelos aqui apresentados.
Unknown disse…
Obrigado, meu amigo ! Usarei com satisfação os modelos aqui apresentados.
Anônimo disse…
Olá! Gostaria de pedir uma opinião.
Estou procurando emprego na Area da Enfermagem, e queria uma sugestão de carta de apresentação, pois não tenho experiência na área hospitalar.
Estou em dúvida no que vou redigir na carta de apresentação.
Só para esclarecer, tenho curso superior, e técnico em instrumentação cirurgico.
Obrigado pela ajuda. Desde, já agradeço.
Unknown disse…
Muito obrigado!!!
Unknown disse…
Muito obrigado pela base, agora só fazer os ajustes! Show!
Marcos Paulo disse…
Obrigado! Suas cartas de apresentação me ajudaram muito!
Anônimo disse…
Gostei muito de todos os modelos.
Anônimo disse…
MIM ajudou é foda!!! É me ajudou, mim só é empregado no final da sentença.
Anônimo disse…
Mas você cometeu erros também, meu caro! Pontuação é junto da palavra; "eh" não existe, o correto é "é"; "língua" e "dói" meu caro, tem acento agudo! Vírgula também é bom usar de vez em quando hein, e a concordância está longe de estar correta... Ah, fora que depois de 3 pontos, ponto final e início de frase, usa-se a primeira letra da palavra em maiúdculo (que erro primário hein?!).
Se que falar algo, criticar, então você é o primeiro que deve estar certo, mas, não é o seu caso. (Idiota)
Anônimo disse…
rapaz, aprenda a escrever para ter um bom emprego. abraço
Rose Chick disse…
preciso de um modelo de carta informando aos meus clientes que estou em uma nova empresa do mesmo segmento.
Grata.
Anônimo disse…
Muito bom!
Unknown disse…
Valeu!!!
Anônimo disse…
O terceiro comentario, falou mal do rapaz que escreveu errado, " mim ajudou" Mais o professor perfeito escreveu: " tá loco”. E ninguém viu isso, julgar é bom, ver o proprio erro que é dificil.
Anônimo disse…
Olá boa tarde.
Site muito bom, com dicas importantes. Parabéns pela iniciativa.